MOTOR

Fabricado em 1898, primeiro Porsche da história é encontrado em celeiro na Áustria

Por esta nem os Caçadores de Relíquias esperavam. Pergunte para o Mike ou Frank. Ao contrário do que muita gente pensava, o primeiro modelo fabricado por Ferdinand Porsche (1975-1951) se chama Egger-Lohner C2 Phaeton, ou Porsche P1, para os íntimos. E esse modelo foi construído no ano de… Adivinha? Em 1898, há mais de 115 anos!

O mais interessante ainda é que o único exemplar que sobreviveu para contar história foi encontrado num celeiro da Áustria, onde ficou intocado por esse tempo todo. Quer mais? No peito do P1 bate um motor elétrico, desenhado pelo então jovem Dr. Porsche em pessoa, quando ele tinha apenas 18 anos. E tem quem diga que carros elétricos estão em um futuro distante.

O P1 não é apenas o primeiro carro Porsche, mas também significa a primeira vitória da marca em uma corrida. Do alto dos seus 33km/h de velocidade máxima, ele chegou na frente de outros 19 competidores na Exibição Internacional de Veículos Motorizados de Berlin, realizada em setembro de 1899.

Essas e outras curiosidades só foram reveladas na exposição de comemoração de cinco anos do Porsche Museum, que começou há poucos dias na cidade de Stuttgart, Alemanha.

O modelo P1, que se encontra preservado sem restaurações, exceto por painéis de acrílico reproduzindo sua carroceria original, acaba de entrar como atração principal da seção “prólogo”. Conheça a ficha técnica do vovô dos Porsches.